MUITO MAIS INN . . .

INFORMATIVONOSSONEWS . . .

online

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MERCOSUL - San Juan se prepara para receber presidentes do Mercosul.

Mercosul tentará a paz entre Colômbia e Venezuela

Posted: 01 Aug 2010 10:05 PM PDT

Viagens internacionais

O estremecimento das relações entre a Colômbia e a Venezuela deve dominar parte da reunião dos presidentes de país que integram o Mercosul ou que são partes deste bloco econômico da América do Sul. A reunião que acontece em San Juan (Argrntina), entre os dias 2 e 3 de agosto, é vista como oportunidade para arrefecer os ânimos entre os dois países. O presidente Lula, que tem acompanhado o tema, deve desembarcar na noite desta segunda-feira (2/8), e ser recebido pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e pelo ex-presidente Néstor Kirchner, atualmente comanda a Unasul (fórum que tentou selar a paz entre os vizinhos).

Toda mobilização no campo político se dá porque o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve participar da reunião de cúpula do Mercosul. Seria uma oportunidade de os chefes de Estado tomarem conhecimento dos argumentos de Chávez sobre o conflito. Além do presidente lula e do casal Kirchner, estão previstas as participações dos presidentes José Mujica (Uruguai), Fernando Lugo (Paraguai), Evo Morales (Bolívia) e Sebástian Piñera (Chile). Na reunião são esperados representantes do México, Colômbia, Peru, Equador e Egito – paíse que deve fechar acordo de cooperação econômica com o Mercosul.

Na pauta econômica do encontro, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os temas principais que vão figurar são a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum e o Código Aduaneiro do Mercosul. A reunião também tratará dos avanços no Parlamento do Mercosul e a concessão de preferências tarifárias ao Haiti.

Ainda segundo o MRE, no contexto da Cúpula, deverão ser aprovados projetos financiados pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), tais como a construção de estrada entre Concepción e Puerto Vallemi, no Paraguai; a implantação de linhas de transmissão elétrica na Argentina, no Paraguai e no Uruguai; e a instalação da Biblioteca da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, bem como do Instituto Mercosul de Estudos Avançados.

Já na Sessão Ampliada do Conselho Mercado Comum, estarão presentes, além dos ministros das Relações Exteriores, os ministros da Justiça e do Interior dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, com o objetivo de discutir questões relativas à segurança regional, à circulação de pessoas e à cooperação jurídica entre os países do Bloco. Está prevista a assinatura do Acordo para a Criação de Equipes Conjuntas de Investigação e Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Estudos de Nível Primário e Secundário.

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai deverão firmar também o Acordo sobre o Sistema Aquífero Guarani, em negociação desde 2004. Ao final da Cúpula, a Argentina transmitirá a presidência de turno do Mercosul para o Brasil, que a ocupará até dezembro de 2010.

Nas últimas semanas, as autoridades de San Juan, província situada a 1.140 quilômetros e Buenos Aires e na fronteira com o Chile, se mobilizaram para os preparativos da XXXIX Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) e Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. O governador de SanJuan, José Luís Gioja, disse que a realização da conferência é o evento mais importante para os sanjuaninos. Ele cedeu a Casa de Governo para o encontro bilateral entre os presidentes Lula e Cristina Kirchner, previsto para ocorrer na terça-feira (3/8) após a cúpula.

“Peço aos sanjuaninos que nos ajudem nessa organização. Isto é muito importante para a província desde o ponto de vista cultural, político, turístico e econômico e aumenta os esforços que temos que tomar com relação à segurança”, disse Gioja ao jornal El Zonda,

Artigos relacionados

* A Venezuela no Mercosul
* Brasil vai trabalhar pela reconstrução da relação diplomática entre Venezuela e Colômbia
* Brasil assume Presidência do Mercosul em San Juan na terça

Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARCOIRIS EFEITO

2leep.com

QUAL É A SUA ?

QUAL É A SUA ?
TESTE JÁ ! CLIQUE NA IMAGEM . . .

VISITE O SITE DOS MANOS

VISITE O SITE DOS MANOS
12 anos com a garantia dos manos !

MUITO GRATO POR SUA VISITA . . .

IP