Brasil compra banco na Costa Leste dos EUA
Publicado em 04-Abr-2011
Anúncio oficial da compra ocorre esta semana...
O Banco do Brasil (BB), conforme antecipa seu presidente, Ademir Bendine, anuncia oficialmente esta semana a compra de um banco de pequeno porte na Costa Leste dos EUA. Com a aquisição, o objetivo é expandir-se "fortemente lá num período de 2 a 3 anos" em cidades com alta concentração de brasileiros, explica Bendine.
O negócio faz parte, também, da estratégia de internacionalização do BB iniciada há um ano com a compra do Banco Patagônia, da Argentina. O BB programa comprar mais bancos na Europa e está de olho em Portugal, agora. "Na crise aparecem oportunidades. Portugal está barato", completa Bendine.
O BB pretende expandir-se, também, na África, inicialmente via parceria com o Bradesco e o Banco Espírito Santo (de origem portuguesa), mas aí a expansão será um pouco mais demorada. Naquele continente, a Líbia já ficou de fora por razões óbvias, mas segundo Bendine, as negociações, feitas de forma individual em relação à cada país, estão avançadas, particularmente com Angola e Cabo Verde.
Juros e financiamentos
A despeito das medidas macroprudenciais do Banco Central (BC) para refrear o ritmo de concessão de empréstimos e esfriar o crescimento da economia, o BB mantém a expectativa de ampliar sua carteira de financiamentos numa faixa entre 17% e 20% este ano, um pouco acima dos 15% desejados para bancos públicos pela autoridade monetária.
Medidas do BC à parte, Ademir Bendine aponta fatores que concorrem para um cenário de expansão do crédito do BB, tais como os baixos níveis de inadimplência, o aumento da renda das famílias, e a demanda elevada por recursos para investimentos.
O Banco tem disponível cerca de R$ 85 bi para financiar pedidos de investimentos de projetos voltados ao crescimento econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário