Fotos
Crédito: Comunicação Tatuí - Evandro Ananias
Prejuízo aos
cofres públicos passa dos R$ 10 milhões – Manu espera acordo amigável
Não bastasse a
dívida que já passa dos R$ 35 milhões, a Prefeitura de Tatuí vem sofrendo com o
sucateamento de sua frota. O chamado Mangueirão, sede da Secretaria Municipal
de Infraestrutura e Meio Ambiente, coleciona um verdadeiro “cemitério” de
veículos sem a mínima condição de uso. Dos 63 itens do maquinário público, 23
estão totalmente inaptas, servindo exclusivamente como sucata, 36 necessitam de
reparos emergenciais, que custariam ao município mais de R$ 270 mil, enquanto
quatro sequer pertencem a Prefeitura, foram abandonados no local por outras
instâncias de governo.
O cenário de
abandono se arrasta há pelo menos duas décadas. Mas, o quadro ficou ainda pior
nos últimos dias. Tudo porque o ex-prefeito de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de
Camargo, resolveu rescindir o contrato 22/09, firmado em 23 de março de 2009,
que tratava da locação de maquinário. Nenhuma novidade. Porém, a clausula 9,
previa que decorrido o prazo contratual a locadora se obrigaria a doar a
Prefeitura, todos os bens previstos no aluguel, sem a incidência de ônus ou
despesas ao município.
Ao cancelar o
contrato, pelo termo assinado no dia 21 de dezembro do ano passado, Gonzaga
concordou com a devolução de nada menos que 23 equipamentos do setor público,
mesmo tendo cumprido mais de 80% dos pagamentos devidos, R$ 10,7 milhões.
Apenas 7 parcelas, num total de R$ 2,4 milhões, faltava para ser cumprido.
Na última semana
do ano, a empresa Itacolomy Administração de Bens recolheu os veículos que
inicialmente foram levados para um pátio em Porto Feliz e mais tarde foram
removidos para São Paulo.
No dia 10 de
janeiro, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, por meio do Decreto
13.660, iniciou sua tentativa de reaver o maquinário, já que os caminhões e
equipamentos são indispensáveis para a execução de reparos e manutenção de vias
públicas, estradas municipais e na prestação de serviços públicos de
conservação. “Esperamos que todo processo seja realizado de maneira amigável. É
uma irresponsabilidade muito grande jogar fora mais de R$ 10 milhões em um
patrimônio tão importante. Dinheiro público precisa ser administrado com
cautela e prudência, infelizmente que perde é a nossa população. Trata-se de um
ato incontestável de improbidade administrativa”, argumentou o atual prefeito,
que solicitou abertura imediata de sindicância para apuração dos fatos, uma vez
que o contrato vem sendo algo de averiguação por parte do Tribunal de Contas do
Estado de São Paulo.
Maquinário devolvido
Entre os itens
da frota recolhidos estão dois caminhões basculantes com capacidade de 5 metros
cúbicos, um caminhão com carroceria, um caminha tanque-pipa, cinco caminhões
basculantes com capacidade de 8 metros cúbicos, um caminhão carroceria com
guindaste, um chassis três-quartos, um chassis rodado simples, um micro-ônibus,
duas retroescavadeiras, duas motoniveladoras, uma escavadeira hidráulica, um
rolo compactador vibratório, uma máquina picadora de galhos e um trator
agrícola.
Porém uma
máquina de esteira e um picador já foram repassados ao município, inclusive com
documentação, fato que comprova a clausula de doação dos equipamentos após o
término do pagamento.
Alexandre Scalise
Comunicação - Tatuí
Comunicação - Tatuí
Nenhum comentário:
Postar um comentário