MUITO MAIS INN . . .

INFORMATIVONOSSONEWS . . .

online

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Do LIMPINHO e CHEIROSO -2013: O ano do mensalão tucano?

Mensalao_Tucano01

Andamento do processo do mensalão tucano e 45 outros processos derivados da Ação Penal 470 criam expectativa para o ano que vem.
Maurício Thuswohl, via Rede Brasil Atual
O ano vai acabar primeiro que o julgamento do tal “mensalão”. Mesmo já tendo sido finalizada no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Penal 470 ainda será no início de 2013 objeto de recursos e embargos por parte dos advogados dos réus condenados e merecerá nova análise do colegiado, que voltará a ser composto por 11 ministros. Após a análise desses recursos, não estão descartadas mudanças no resultado final do julgamento.
Mas o episódio do “mensalão” não se encerrará aí. Terá diversos desdobramentos ao longo do ano, com o julgamento de 45 [nota do Limpinho: número sugestivo] processos derivados do principal e o aguardado desenrolar do processo sobre o mensalão tucano em Minas Gerais, gênese do esquema montado pelo empresário Marcos Valério e mais tarde repetido em nível federal. Além disso, há grande expectativa quanto ao efeito que as decisões tomadas pelo STF no julgamento do mensalão terão sobre as decisões dos tribunais de primeira e segunda instâncias em todo o país.
Efetivado em 1998, durante a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo, hoje senador, ao governo de Minas, o mensalão tucano teve as mesmas características do “mensalão” federal e foi montado, segundo a acusação, a partir do desvio de recursos públicos e da tomada de empréstimos forjados junto ao Banco Rural. Os casos são idênticos, mas o tratamento dado a eles pela Procuradoria Geral da República, não. No caso do mensalão mineiro, o processo foi desmembrado, o que faz com que nove dos 12 réus sejam julgados em primeira instância, o que lhes dará tempo e possibilidades para vários recursos. Por terem direito a foro privilegiado, somente serão julgados no STF o próprio Azeredo e o vice em sua chapa na ocasião – e hoje também senador – Clésio Andrade (PMDB).
Pelo andar da carruagem, é possível que o julgamento do mensalão tucano não ocorra em 2013. Todas as testemunhas indicadas pelo Ministério Público Estadual já foram ouvidas, mas ainda falta ouvir as testemunhas indicadas pela defesa, entre elas o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Somente após a conclusão das oitivas será aberto prazo para que acusação e defesa façam suas alegações finais.

LEIA MAIS EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARCOIRIS EFEITO

2leep.com

QUAL É A SUA ?

QUAL É A SUA ?
TESTE JÁ ! CLIQUE NA IMAGEM . . .

VISITE O SITE DOS MANOS

VISITE O SITE DOS MANOS
12 anos com a garantia dos manos !

MUITO GRATO POR SUA VISITA . . .

IP