E o mensalão tucano ? Nem em 2014 ! E a Privataria ? Qual Privataria, a na Argentina ?
Saiu em Ilustre colona (*) na Folha (**), aquela que é infatigável na perseguição a fatos de 50% do espectro político.
Incansável !
Em 50%.
Diz a colonista (*) míope:
MEIA VOLTA
O STF (Supremo Tribunal Federal) poderá enfrentar um dos casos mais polêmicos de sua história recente: o que envolve Lula com o mensalão. Caso seja aberto inquérito contra o ex-presidente, caberá aos ministros dizer se ele deve ou não ser investigado. Ainda que o petista não tenha mais foro privilegiado.
INEVITÁVEL
O calendário com que magistrados trabalham é o seguinte: caso o Ministério Público de MG abra inquérito contra Lula neste ano, baseado em declarações do publicitário Marcos Valério que tentam envolvê-lo no escândalo, advogados do ex-presidente entrarão com habeas corpus pedindo que a investigação não siga adiante. Depois de passar pelo Tribunal de Justiça de MG e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), o pedido inevitavelmente chegará ao STF.
DATA MARCADA
A possibilidade preocupa magistrados do Supremo, que enxergam componente explosivo. Principalmente pela data: a questão poderá chegar à corte em 2014 -ano de sucessão presidencial. “Serão tempos difíceis”, diz um ministro à coluna, seguro de que o STF “não escapará” da polêmica.
DE PERTO
Advogados ligados a Lula acompanham a movimentação dos procuradores mineiros que analisam o depoimento de Valério. Trabalham com a possibilidade de o inquérito ser aberto e de o ex-presidente chegar a depor.
Quem será a irresponsável fonte ?
Que ministro Supremo se presta a dar informação em off que envolva investigação em curso e um ex-presidente da República ?Será ele um ministro do Supremo do Paraguai ?
O Estadão completa o quadro: pau no PT e mel nos tucanos:
Um e outro
Se Joaquim Barbosa calcula as prisões do mensalão até julho, não está tão otimista em relação ao mensalão mineiro. A pessoas próximas, tem dito que, na melhor das hipóteses, o julgamento se dará em dois ou três anos. Motivo? O novo ministro do STF terá trabalho pela frente – o que consumirá tempo.
Em resumo: a decisão não sairá no ano das eleições de 2014, como supõe o PT.
Viva o Brasil !
Paulo Henrique Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário