MUITO MAIS INN . . .

INFORMATIVONOSSONEWS . . .

online

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BRASIL = 10 milhões de dicionários + Reforço para encarar novas regras da língua portuguesa

Posted: 10 Jan 2011 02:04 PM PST

Escolas públicas receberão, em 2012, 10 milhões de dicionários atualizados segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Os alunos da educação básica das escolas públicas brasileiras receberão um reforço e tanto em 2012 para encararem as novas regras estabelecidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: 10 milhões de dicionários de português já devidamente atualizados. Os livros foram comprados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), e serão distribuídos em todo o País. Cada sala de aula receberá um kit com cerca de 10 dicionários cada. O novo acordo ortográfico entrou em vigor em 2009 e o prazo de adaptação acaba justamente em 2012, segundo decreto assinado há dois anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, explica que apesar de os dicionários serem entregues em 2012, os alunos da educação básica já estão em contato com o Novo Acordo Ortográfico, porque todas as escolas receberam um exemplar contendo uma lista com todos os verbetes. Além disso, explica o diretor, as livros didáticos e de literatura estão sendo substituídos gradualmente desde 2010.

Até 2012, data em que o Acordo entra em vigor, todo o material didático dos alunos dos ensinos fundamental e médio estará atualizado: livros didáticos, dicionários e literatura estarão em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Esse processo já se iniciou em 2010.

O custo previsto no edital para adquirir os dicionários, publicado no Diário Oficial na União na última sexta-feira (7/1), é de R$ 100 milhões. Serão comprados dicionários de quatro tipos, com especifidades diferentes de acordo com a série dos estudantes: do 1° ano do ensino fundamental, do 2° ao 5 ano, do 6° ao 9° ano e das três séries do ensino médio. Os dicionários destinados às turmas do 1º ano do fundamental, que recebe crianças a partir de seis anos para alfabetização, serão mais simples, com menos verbetes e letras maiores.

A última vez que o FNDE distribuiu esse material foi em 2006, antes das mudanças ortográficas. As editoras terão 90 dias para inscrever as obras e os materiais serão distribuídos no início de 2012 para serem utilizados no próximo ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARCOIRIS EFEITO

2leep.com

QUAL É A SUA ?

QUAL É A SUA ?
TESTE JÁ ! CLIQUE NA IMAGEM . . .

VISITE O SITE DOS MANOS

VISITE O SITE DOS MANOS
12 anos com a garantia dos manos !

MUITO GRATO POR SUA VISITA . . .

IP