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quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MODELO DE CONCESSÃO DE RODOVIAS EM SP PERMITE QUE AS CONCESSIONÁRIAS TENHAM LUCRO MAIOR QUE OS BANCOS


CESAR OGATA
NB:

" O Povo paulista paga feliz o nosso pedágio, o valor nem é tão grande assim."

Levantamento realizado pela Austin Rating em 2009 mostra como o modelo de privatização das estradas paulistas é falho e deixa claro que a forma como se deu a distribuição de concessões no estado de São Paulo potencializa os lucros das empresas responsáveis por administrar as concessões a ponto de estes serem superiores aos do próprio sistema financeiro do Brasil.

Ou seja, enquanto os paulistanos enfrentam uma das tarifas de pedágio mais altas do mundo distribuídas em cerca de 237 praças de pedágio (mais que 50% do total de pedágios no país), as empresas só veem a curva do capital subir.

Os pedágios em São Paulo são o tipo de negócio feito para enriquecer poucos e explorar muitos, no mais perfeito modelo da privatização dos lucros e socialização dos prejuízos! E aos que dizem que as obras nas rodovias estão sendo feitas e a qualidade no transporte melhorando, a resposta óbvia é a de que investimentos necessários podem ser feitos sem tanta concentração de capital nas mãos das concessionárias.

Esse capital excedente direcionado para as empresas poderia, por exemplo, estar sendo investido em outros meios de transporte, mais rentáveis e menos poluentes que o transporte rodoviário, mas os capitalistas conservadores de plantão preferem disfarçar a concentração de riqueza por meio da realização de grandes obras do passado!

Em SP, concessionárias lucram com pedágios mais que bancos
Luiz Felipe Albuquerque / Rede Brasil Atual

Considerada uma das tarifas de pedágio mais caras do mundo, tendo um número de praças superior a todo o restante do país, com 227 pontos de cobrança (50,6% do total), o modelo de concessão da malha viária do estado de São Paulo permite que as empresas responsáveis pelas concessões das rodovias obtenham lucros superiores ao do próprio sistema financeiro brasileiro.

Segundo um levantamento realizado pela Austin Rating em 2009 para o Monitor Mercantil, a rentabilidade média das 15 empresas analisadas foi superior ao do setor financeiro, com 30% de rentabilidade do patrimônio líquido das concessionárias ante os 20,3% conquistados pelos bancos. Além disso, o lucro de algumas companhias ultrapassa a margem os 80%. Um exemplo é sistema Anhanguera-Bandeirantes, regido pela concessionária AutoBan e pertencente ao grupo CCR, com índice de rentabilidade avaliada em 80,5%. A Centrovias Sistemas Rodoviários, por sua vez, responsável, entre outras, pela Washington Luís, demonstra um retorno de 47,2%. Apesar disso, a empresa que apresentou maior lucratividade no país encontra-se no Rio Grande do Sul, a Concessionária do Planalto (Coviplan), com um índice de 82,9%.

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http://glaucocortez.com/2010/09/09/modelo-de-concessao-de-rodovias-em-sp-permite-que-as-concessionarias-tenham-lucro-maior-que-os-bancos/

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