Posted: 20 Oct 2010 08:08 AM PDT
Duas medidas anunciadas nesta quarta-feira (20/10) pelo presidente Lula facilitam a vida dos estudantes que usam o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e reafirmam a prioridade por universalizar o acesso do brasileiro ao ensino superior.
A principalmente mudança é que agora quem pleitear recursos do Fies não precisará mais apresentar um fiador. Para tal, foi instituído o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), composto por recursos do Tesouro e parte dos títulos que são transferidos pelos Fies às instituições participantes. Esse fundo será o fiador do estudante, desde que ele esteja matriculado em cursos de licenciatura ou que tenha renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio.
Augusto Chagas, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), acredita que a não obrigatoriedade do fiador vai facilitar a vida de quem não tinha acesso às universidades, resultando no aumento significativo do número de vagas do Fies.
Agora, com essa conquista do fundo fiador, finalmente quem de fato mais precisa do financiamento vai ter acesso a ele. Acho que é uma conquista importante. Jovens que hoje estão fora da universidade que querem estudar, querem ter uma profissão melhor, querem se preparar vão ter a oportunidade também por meio desse programa.
Outra medida anunciada é a possibilidade de renegociação dos contratos antigos com a possibilidade de alongamento do prazo de quitação. Pela medida, os estudantes que tenham firmado contrato com o Fies até 14 de janeiro de 2010 poderão solicitar a revisão do prazo total de quitação para até três vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de 12 meses, regra que já vale para os contratos firmados desde janeiro deste ano, quando foram publicadas as mudanças no Fundo.
Para verificar o novo valor da parcela, está disponível no site do Fies um simulador que permite que os estudantes confiram como ficará seu financiamento. Para o cálculo do novo prazo, será deduzido o período de amortização transcorrido até a data da formalização do pedido.
Fonte:Blog do Planalto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário